sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Análise e Desenvolvimento de Sistemas


Esse tecnólogo desenvolve, analisa, projeta e implementa sistemas de informação para diversos setores de atividade. tem noções de gerenciamento, mas sua especialidade é a criação de sistemas informatizados. ele programa computadores e desenvolve softwares que permitem o melhor aproveitamento das máquinas, a ampliação da capacidade de armazenamento de dados e maior velocidade no processamento das informações. outra tarefa importante executada por esse profissional é a atualização constante dos sistemas, uma vez que mesmo os produtos existentes necessitam de programação e análise. Pode dedicar-se à implantação e ao desenvolvimento de banco de dados para sistemas de computação e para a internet e intranet, elaborando estruturas de programas compatíveis com as necessidades de uma empresa. Para isso, ele deve conhecer a estrutura física dos equipamentos e periféricos, softwares, bancos de dados, bem como os negócios da companhia em que vai trabalhar. tem de manter-se atualizado também sobre as linguagens de programação e os ambientes operacionais que servem de suporte aos aplicativos. Pode atuar, ainda, como consultor na área de sistemas de informação.

Mercado de Trabalho
A demanda por profissionais no mercado de informática está sempre em alta. "Essa é uma área que está em constante atualização", afirma o professor Ricardo George Bhering, coordenador do curso do iFmt. "E a procura pelo tecnólogo é muito grande para a produção de novos softwares." Empresas como IBM, HP, TOTVS e Datasul e companhias de telecomunicações e comunicação móvel são algumas das que costumam contratar o profissional. Também há mercado para quem quer atuar como autônomo, tanto no desenvolvimento de softwares específicos para uma empresa quanto na área de suporte técnico. As cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro e as da Região Sul concentram a maior parte das vagas. Os estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte podem apresentar boas perspectivas de trabalho em razão da carência de mão de obra especializada na área.

Salário inicial: R$ 992,00 (suporte técnico); fonte: sindicato dos trabalhadores em Processamento de Dados e tecnologia da informação do estado de são Paulo.
Curso
Os cursos nessa área recebem grande variedade de nomes. Porém, existem fundamentalmente dois tipos: um mais generalista e outro mais específico para banco de dados. Mas o currículo de ambos mantém praticamente as mesmas disciplinas básicas, como cálculo, física e linguagens de computação. Em aulas práticas, o estudante faz análise e programação de sistemas e administra redes de computadores. Os cursos de Banco de Dados aprofundam-se no desenvolvimento, na implantação e na administração de banco de dados. Fazem parte do currículo, nesse caso, matérias como aplicações em comércio eletrônico e internet. Algumas escolas costumam exigir estágio de um semestre e um trabalho de conclusão de curso.

Duração média: de dois a três anos. 

Fonte: Guia do Estudante (www.guiadoestudante.abril.com.br)

Um pouco mais sobre "Análise e Desenvolvimento de Sistemas" no vídeo abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário