terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Ciências de Computação

É o conjunto de técnicas e conhecimentos que possibilitam a criação de programas de informática. O bacharel em Ciência da Computação analisa as necessidades dos usuários, desenvolve programas e aplicativos, gerencia equipes de criação e instala sistemas de computação. É ele quem elabora softwares, desde programas básicos de controle de estoque até os mais complexos sistemas de processamento de informações, como os utilizados nas pesquisas espaciais e na medicina genética. Presente em todos os setores da economia, também dá assistência aos usuários, mantém redes de computadores em funcionamento e assegura as conexões com a internet. Em indústrias e institutos de pesquisa, implanta bancos de dados e instala sistemas de segurança para as operações de compra e venda pela rede.

Palavra de Profissional

Emprego no Facebook

Terminei Ciência da Computação na UFPE em 2010 e hoje trabalho no Facebook, em Palo Alto (Califórnia), como engenheira de software. Comecei com um estágio e, para ser selecionada, fiz entrevistas por telefone, em que tive de resolver problemas de computação. O estágio durou três meses e foi o verdadeiro processo seletivo para o emprego final. Meu dia tem início com o café da manhã na própria empresa. Depois começo o trabalho: desenvolver e testar os códigos da rede. Tenho ainda de analisar códigos submetidos por outros engenheiros e sugerir mudanças ou aprová-los. Também participo de reuniões e, uma vez por semana, temos evento com todos os funcionários, em que Mark Zueckerberg, o CEO da empresa, conversa e responde a perguntas.” Maira Tavares Araujo Bello, 21 anos, de Recife (PE)

Mercado de Trabalho

As oportunidades de emprego para os profissionais da área de Tecnologia da Informação estão muito boas. Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), em 2011, o setor deve apresentar um déficit de 92 mil profissionais para ocupar funções como gerência de projeto, desenvolvimento e programação."Empresas de todos os setores precisam manteruma estrutura de TI", diz o professor Tsang Ing Ren, coordenador do curso da UFPE. O bacharel é contratado para atuar no desenvolvimento de aplicativos para web, softwares e jogos. Pode, também, se dedicar à análise de problemas esoluções, como gerenciamento de dados por meio de um banco, à informatização de folhas de pagamento ou, ainda, trabalhar na pesquisa genética. "Um segmento quecresce muito é o de aplicativos para smartphones, graças à popularização dessetipo de celular", afirma Luiz Chaimowicz, coordenador do curso da UFMG. O Sudeste concentra a maior parte das empresas de Tecnologia da Informação e, por consequência, as melhores oportunidades de trabalho. "Mas também há um bommercado no Recife", afirma Ren. As melhores chances de ingresso no mercado estão no estágio.

Salário inicial: R$ 1.058,29 (programadores); fonte: Sindicatodos Trabalhadores em Empresas de Informática, Processamento de Dados eTecnologia da Informação do Estado de Pernambuco.

Curso

O curso exige facilidade para raciocínios abstratos e para envolvimento com verdadeiras maratonas de cálculos. As disciplinas básicas incluem matemática, física, eletricidade, eletrônica, fundamentos da computação e linguagens formais. Fique preparado para o envolvimento também com atividades que buscam o aprimoramento da capacidade de expressão e do relacionamento humano. Entre as matérias optativasestão princípios de interação homem-computador e informação, comunicação e a sociedade do conhecimento. Para que o estudante possa gerenciar o próprio negócio, a maioria dos cursos inclui no currículo disciplinas de administração e empreendedorismo. Na conclusão exige-se uma monografia.

Duração média: Quatro anos.

Complementando...

A Ufopa oferece um 
bacharelado interdisciplinar (BI) em Ciências da Informação e da Computação, com duração de três anos. Após esse período, o estudante tem a opção de cursar outro bacharelado, Ciência da Computação, que tem mais dois anos de duração.

O que você pode fazer:

Banco de Dados
Criar programas de computador que organizem, classifiquem, façam a indexação e permitam acesso à informação.

Desenvolvimento de Softwares e Aplicativos
Elaborar programas e jogos de computador, adaptando-os às necessidades do cliente.

Marketing e Vendas
Divulgar e vender software e hardware. Analisar e planejar novos produtos que atendam às necessidades dos usuários.

Suporte
Assessorar usuários na compra de equipamentos e programas. Dar manutenção a sistemas e redes de computadores.


Fonte Guia do Estudante (www.guiadoestudante.abril.com.br)
Um pouco mais sobre "Ciências da Computação" no vídeo abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário