quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Gestão da Tecnologia da Informação

O tecnólogo de Gestão da Tecnologia da Informação é o profissional responsável pela implementação e pelo gerenciamento dos sistemas informatizados nas empresas. Ele avalia os sistemas de informação, segurança e bancos de dados, implementa sistemas de automação no gerenciamento da informação e determina estratégias de utilização da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos setores da companhia. Também são de sua responsabilidade o diagnóstico de disfunções do sistema, a solução dos problemas de rede e a escolha dos projetos de informática que devem ser adotados na empresa. Para isso, ele deve estar sempre em dia com as novas tecnologias de informação e com os novos softwares do mercado.

Fique de Olho

Procura-se profissional de TI
Segundo uma pesquisa da consultoria Right Management, o cargo de profissional de Tecnologia da Informação é um dos dez com mais dificuldade para ser preenchido. O setor enfrenta um déficit de mais de 70 mil profissionais, que pode chegar a 200 mil em 2013, de acordo com um estudo da Sociedade Brasileira para Promoção da Exportação de Software (Softex).
Mercado de Trabalho
Em razão da necessidade crescente que empresas de todos os portes têm de implementar programas de informatização para otimizar seus negócios e aumentar sua competitividade, esse tecnólogo encontra um mercado promissor e com grande margem para crescimento. "Duas áreas vêm absorvendo bastante o trabalho do profissional: administração de redes, especialmente sem fio, de curta e longa distância, e gerência de banco dedados", afirma o professor Vital Pereira dos Santos Júnior, coordenador do curso do Senac-Blumenau. O setor bancário também demanda o profissional, principalmente para atuar na implantação, operação e manutenção do software ERP (Enterprise Resource Planning), voltado para a gestão do negócio, e também na área de segurança da informação. Outras tendências é o Business Intelligence, a criação de softwares inteligentes que ajudam na decisão de negócios. As vagas para o tecnólogo são encontradas mais nas empresas privadas. O que não significa que esse especialista não possa ser prestador de serviços para estatais, como a Petrobras, que oferecem muitas oportunidades. Esse profissional é mais procurado nos maiores centros urbanos das regiões Sul e Sudeste, especialmente em São Paulo, que concentra grandes companhias de tecnologia da informação. No Nordeste, o mercado é reforçado pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), em Pernambuco. Leva vantagem na disputa por uma vaga o tecnólogo que tiver no currículo cursos complementares nas áreas de governança, qualidade, gerenciamento de projetos e certificações, além dos cursos oficiais, de empresas como Microsoft e Cisco.

Salário inicial: R$992,00 (fonte: Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados eTecnologia da Informação do Estado de São Paulo).

Curso
Existem no Brasil cerca de 100 escolas que oferecem cursos ligados à Gestão de Tecnologia da Informação, focados em várias áreas. A maioria habilita o aluno na elaboração, implementação e administração de sistemas de informação de dados. Alguns têm foco maior em segurança, outros, na criação de softwares personalizados, soluções específicas para cada empresa. O manejo de informações no sistema Linux, de licença gratuita, também é matéria de vários programas de gestão. Os cursos com ênfase em gestão de negócios habilitam o aluno na criação de sistemas específicos para a administração.

Duração média: dois anos. 

Fonte: Guia do Estudante (www.guiadoestudante.abril.com.br)

Um pouco mais sobre "Tecnologia da Informação" no vídeo abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário